NOVO: Brevemente, 4º Concurso Universitário Internacional de Design & Multimédia.

Vimos por este meio apresentar a 4ª edição do Concurso Internacional de Design e Multimédia — BREVEMENTE. Este é um concurso dirigido a toda a comunidade académica dos espaços lusófonos com o objectivo de promover e estimular a criatividade nas áreas do design e multimédia.

O objectivo primordial deste concurso é antecipar os trabalhos dos alunos das áreas próximas ao design e multimédia ao contacto com a sociedade civil, expondo-os e premiando-os por um júri de mérito reconhecido. Em segundo plano, outro dos objectivos deste concurso é demonstrar como realizar um concurso de design claro e sem especular o trabalho do participantes.

Não menos importante, a organização deste evento procura informar a comunidade universitária para os perigos do trabalho  especulativo e de algumas linhas gerais para a ética dos profissionais de comunicação visual. O seu funcionamento e estrutura inspira-se nas linhas orientadoras das principais associações profissionais do sector.

Nesta nova edição, propomo-nos a superar o sucesso das últimas edições onde obtivemos, em média, mais de 65 trabalhos em inscritos por edição e uma taxa de rejeição acima dos 70%, reflexo de um acréscimo na qualidade e no número de participações. Esperamos que as alterações na orgânica deste concurso, possam alargar ainda mais a diversidade geográfica e conceptual, dos trabalhos inscritos.

Os trabalhos recebidos serão pré-seleccionados por um comité de selecção composto por cinco Designers e Estudantes de Design & Multimédia da Universidade de Coimbra. Neste comité encontram-se Sérgio Alves do atelier D’Alves, Cátia Costa Vencedora da Categoria Estacionário da 3ª edição do Concurso, Pedro Pereira do atelier R2 e ex-membro da organização, Sérgio Rebelo estudante de Design e Multimédia na Universidade de Coimbra e responsável pelo Design & Multimédia do Centro de Estudos Cinematográficos e, por último, Tiago Santos Doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra.
Este Comité irá seleccionar os trabalhos a serem avaliados pelo júri nas categorias de Informação, Livre, Social, Tipografia. O trabalho que melhor reflectir o tema “REDES” será distinguido com o prémio da XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Para avaliar e atribuir os prémios deste concurso contamos com um painel de jurados composto por reconhecidos especialistas na área do design ou da comunicação. Estamos a falar de Alice Geirinhas, ilustradora, cineasta, artista e Professora na Universidade de Coimbra, Clara Almeida Santos, Vice-Reitora para a Cultura e Comunicação na Universidade de Coimbra, Lizá Ramalho, designer do reputado atelier R2 e Professora na Universidade de Coimbra, Luís Moreira, docente no Instituto Politécnico de Tomar, e José Bártolo Professor Coordenador da ESAD de Matosinhos e Professor Convidado na ESAD.CR [1] nas Caldas da
Rainha. Acreditamos que a qualidade do Júri desta quarta edição irá certamente atrair um maior número de participações.

Poder-se-ão inteirar dos resultados alcançados na terceira edição do concurso através do relatório final que disponibilizamos em
http://www.brevemente.org/2013/06/21/relatorio-de-actividades-3a-edicao/ [2]

Iniciámos a campanha de “Chamada de Trabalhos” que está a ser enviada para todas as escolas nacionais e um grande número
internacional, relacionadas com a comunicação, o design e o multimédia. Iremos também divulgar este concurso pelos consulados e embaixadas Portuguesas um pouco por todo o mundo, assim como por sistema de newsletter, com 100 000 subscritores, redes sociais, folhetos e posters. Nesta nova edição tomámos também a iniciativa de compilar os melhores trabalhos no catálogo do concurso, indo de encontro aos ideais do concurso, a valorização dos jovens criativos dos espaços lusófonos. Iremos também contactar directamente com um grande número de docentes das várias escolas, assim como com várias entidades culturais dos países de expressão oficial Portuguesa.

Solicitamos a divulgação do concurso dentro da comunidade da Associação Nacional de Designers. Poderá utilizar a apresentação
para divulgar o concurso. http://www.brevemente.org/docs/EPK-Brevemente-4.pdf [3] ou a nossa newsletter disponível em: http://bit.ly/1ek44Ug [4]

————————————————————————————————-

A 4ª edição do Brevemente — Concurso Internacional de Design e Multimédia realiza-se por ocasião da XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Este concurso é destinado a todos os estudantes de expressão Portuguesa e tem como objectivo premiar a criatividade em Português.

Nas últimas 3 edições, conseguimos promover trabalhos oriundos de várias partes do mundo Lusófono, que de outra forma teriam apenas espaço dentro das portas das Universidades e dos Institutos Politécnicos.

Nesta nova edição, propomo-nos a superar o sucesso das últimas edições onde obtivemos, em média, mais de 65 trabalhos em inscritos por edição e uma taxa de rejeição acima dos 70%, reflexo de um acréscimo na qualidade e no número de participações. Esperamos que as alterações na orgânica deste concurso, possam alargar ainda mais a diversidade, geográfica e conceptual, dos trabalhos inscritos.

Acreditamos que a qualidade do Júri desta quarta edição irá certamente atrair um maior número de participações. Estamos a falar de Alice GeirinhasClara Almeida SantosLizá RamalhoLuís Moreira e José Bártolo. Em comum, todos são reconhecidos especialistas na área do design ou da comunicação.

Até 31 de Março, estamos a aceitar a submissão de trabalhos. Participa.


JÚRI

 

ALICE GEIRINHAS

Vive e trabalha em Lisboa e Coimbra.Mestre (2007-2009) em Práticas Artísticas Contemporâneas na Faculdade de Belas Artes do Porto com a dissertação “O sentir sexual da diferença: o legado de Luce Irigaray na nova subjectividade”. Doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra com a tese“Como Eu Sou Assim, Mapeamento Visual na Primeira Pessoa: Documento e Índice”. Licenciada (1984-89) em Artes Plásticas-Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
 

CLARA ALMEIDA SANTOS

Doutorada em Ciências da Comunicacão pela Universidade de Coimbra. É actualmente professora auxiliar no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Jornalista de formação, trabalhou no Canal de Notícias de Lisboa e na SIC, onde exerceu funçõess fundamentalmente na SIC Online. Directora da UCV – televisão Web da Universidade de Coimbra foi editora da revista Rua Larga.Participou em diversos projectos europeus relacionados com o diálogo intercultural e com os media, foi consultora do Conselho da Europa no âmbito da campanha “Speak Out Against Discrimination”.
 

LIZÁ RAMALHO

Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e obteve um Diploma de Estudos Avançados pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Atualmente, é doutoranda na mesma instituicão espanhola, com bolsa atribuída pela Fundaçãoo para a Ciência e Tecnologia.Em 1995, criou o atelier R2 em parceria o designer Artur Rebelo, orientando o seu trabalho para o design de comunicaçãoo visual. Concilia os seus projetos com a docência na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
 

JOSÉ BÁRTOLO

Desenvolve actividade profissional de docência, investigação e crítica de design desde 1998.É Professor Coordenador da ESAD de Matosinhos e Professor Convidado Convidado na ESAD.CR nas Caldas da Rainha. É investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa.Autor do blogue Reactor e editor da revista Pli Arte&Design.
 

LUÍS MOREIRA

Licenciado em Design de Comunicaçãoo. Tem o título de Especialista.É professor-adjunto no Instituto Politécnico de Tomar, na licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas e no Mestrado em Design Editorial, do qual é Diretor. Desenvolveu atividade nas áreas de: direçãoo criativa, design gráfico e design editorial.

CATEGORIAS


Serão valorizadas as características comunicativas dos trabalhos submetidos. Poder-se-á submeter desde infografias, sinalécticas, cartazes informativos ou outros tipos de trabalhos informativos.

Podem candidatar-se todo o tipo de obras e formatos.

Trabalhos de informação o e mobilização sobre os problemas sociais. Da acessibilidade aos espaços publicos até às dificuldades e problemas de estudar no Ensino Superior no contexto actual, existe um leque alargado de temas que poderão concorrer a esta categoria. Esta categoria premiará os trabalhos mais adequados a este contexto.

Avaliar e premiar as melhores peças de design com ênfase no trabalho tipográfico.

Poderão ser submetidos trabalhos em formato estacionário ou multimédia.

O Prémio da “XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra” será atribuído pelo júri dentro de todo o leque de trabalhos em competição que melhor se enquadre no tema “REDES”.


ENTREGA DE TRABALHOS ATÉ 31 DE MARÇO


O fecho da recepção de trabalhos é a 31 de Março, até lá, haverá ainda espaço para muitas novidades relativas a esta quarta edição.

Saiba tudo em www.brevemente.org.

Siga-nos

   

Contactos

Telefone 239 410 408
Email geral@brevemente.org

Organização Centro de Estudos Cinematográficos
Apoios      
Parcerias de Imprensa  
Apoio à Divulgação

%d bloggers like this: